6 boas ideias para montar um negócio sustentável

A sustentabilidade é um assunto que precisa fazer parte do nosso dia-a-dia. Afinal, queremos construir um mundo melhor para nossos filhos e nossa família. Temos que agir de um jeito responsável, preocupadas com o meio ambiente no planejamento e organização de nossos negócios também. E em tempos de crise pensar em reaproveitar e economizar é ainda mais importante.

Hoje em dia, há um grande número de negócios que já são criados inspirados na sustentabilidade. São boas oportunidades para pequenas empreendedoras nos setores de alimentação, moda, decoração, beleza e serviços. A Mães Empreendedoras é um negócio com essa preocupação e pelo segundo ano consecutivo ganhou o selo de Empreendimento Sustentável Shell Iniciativa Jovem.

Se você também se interessa em empreender em negócios que fazem bem para o planeta e para o bolso, conheça essas ideias.

6 boas ideias para você montar um negócio sustentável

#1- Entrega de alimentos saudáveis

A preocupação com uma alimentação mais saudável para as famílias vêm crescendo. Seja para quem está querendo cuidar da saúde dos filhos ou mesmo manter a boa forma. Há oportunidades para empresas que investem em alimentos produzidos localmente. Outra novidade são os restaurantes ou bufês naturais e orgânicos.

Um serviço de entrega de alimentos saudáveis para adultos e crianças pode ser muito lucrativo. Os sucos funcionais são uma boa opção também. É tão difícil achar locais em que possamos pedir comida natural. Quem disse que quentinha não pode ser saudável? Monte um cardápio que atenda as famílias. Pense no sistema de entregas. Você pode ser uma opção na sua cidade pra quem está cansado de pedir sempre a mesma coisa no delivery.

#2-Limpeza ecológica de casas e escritórios

Assim como as pessoas não querem vestir ou comer produtos que prejudicam o meio ambiente, há mercado também para produtos de limpeza ecológicos e serviços que usem esses produtos. Itens biodegradáveis e serviços de limpeza certificados são uma tendência. Você pode vender produtos que sejam amigáveis ao ambiente, mostrando-se como uma alternativa pra quem quer cuidar da casa de um jeito responsável.

Outra alternativa é oferecer o serviço de limpeza. Entre contratar uma faxineira comum e um serviço especializado, sem dúvida o segundo é a melhor opção. Cobre uma taxa por hora, ou crie os seus próprios pacotes de serviços para residências e para empresas. É importante que os clientes estabeleçam uma relação de confiança com você. Apresente a origem dos produtos que utiliza, treine quem for executar o serviço.

 #3- Produtos artesanais 

Peças de decoração artesanais estão cada vez mais ocupando o mercado. Bio jóias, roupas com tecidos ecológicos, fraldas de pano tem sido procurados pelos consumidores. Sabonetes e cosméticos feitos usando materiais orgânicos e naturais também crescem como tendência de consumo.

O mais importante na hora de fazer um desses produtos é torná-los exclusivos, com a sua cara. Você mesma pode produzir ou revender opções que sejam interessantes. Crie uma marca com identidade, com produtos de boa qualidade e atrativos pra quem busca um jeito sustentável de decorar ou de consumir produtos de beleza. Feiras e eventos locais são um bom lugar para vender. Você pode começar também por uma loja online.

#4- Quebrou? Conserte!

Reformar e consertar peças para terem um período de vida maior, como se fazia antigamente, é uma tendência que voltou a crescer.É o caso de roupas, móveis e eletrônicos. Com tantos gastos em nosso dia-a-dia, nem sempre temos como comprar tudo novo.A parte boa é que podemos economizar e ao mesmo tempo reduzir o consumo, tendo assim uma atitude sustentável.

 #5-Monte um brechó

A gente acaba acumulando tantas roupas que nem sempre usamos mais. E para as crianças então? Eles crescem em uma velocidade que as roupas não acompanham e acabamos tendo que comprar novas peças, mesmo tendo outras ainda em ótimo estado, pouco usadas.

Montar um brechó online ou em uma loja pode ser um negócio muito bacana. Você pode usar além de suas peças, outras que consiga através de consignação. Para crianças, os brechós também contam com brinquedos e acessórios como carrinhos de bebê e cadeiras de alimentação por exemplo.

#6-Eco-Consultoria 

Você é uma especialista em viver de forma verde? Ajude os outros a tornar suas vidas mais amigas do ambiente iniciando um serviço de eco-consultoria. Esses consultores avaliam casas e escritórios e oferecem soluções para torná-las mais amigas do ambiente.

Crie programas de aconselhamento para uso de soluções energeticamente eficientes, auxilie na implementação de um programa de reciclagem. Ajude seus clientes a tomar medidas que vão fazer bem para o planeta e para o bolso. Torne-se uma eco-consultora certificada para aumentar a sua credibilidade com potenciais clientes.

Gostou do artigo? Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer ajuda para divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s