Urgente ou importante? Como fazer seu tempo render mais!

 Manter a vida organizada e saber diferenciar o urgente do importante são desafios constantes na vida das mães empreendedoras.  Com o trabalho em casa é preciso estabelecer formas de se organizar para fazer com que o tempo renda o suficiente para nossas muitas tarefas.

Sempre falamos da importância de estabelecer metas diárias, lista de tarefas, mas aí surgem as dúvidas: Como saber que atividades priorizar? O que é mais importante no meu dia?

Uma técnica muito bacana para ajudar a distribuir as tarefas ao longo do seu dia é a Matriz Urgente-Importante. Conheça um pouco mais de como essa técnica funciona e experimente aplicá-la na sua rotina de mãe empreendedora.

Técnica de organização: a Matriz Urgente-Importante

A Matriz Urgente-Importante é uma técnica de coaching e uma boa aliada na gestão do tempo. Adoro ferramentas que podem facilitar a vida!

Primeiro é importante perceber que em nossa rotina enfrentamos situações diferentes que podem ser urgentes, importantes  ou mesmo circunstanciais.

imagem2

O Urgente é aquilo que é feito com presso, na correria. Que gera estresse e falta de tempo. O Importante é o que é feito com prazer, com tempo e gera resultados. O Circunstancial é o desperdício, o exagero que não gera resultados e leva um tempo precioso da gente.

Identificando e percebendo a diferença já comece eliminando as circunstanciais, desnecessárias que só nos fazem perder tempo e organizar as outras para realmente conseguirmos cumpri-las.

Você deve preencher o quadro, como no modelo a seguir, com as atividades que fazem parte do seu dia.

matriz-urgente-importante

No primeiro quadrante, crises, estão as tarefas de última hora: reuniões, contas que estão pra vencer, um conserto em casa, uma ida de emergência ao pediatra ou a compra daquele presente do aniversário de amanhã que você esqueceu. São atividades que nem deveriam nos estressar, mas por falta de organização ou imprevistos tem que ser resolvidas pra ontem e aí já viu né, enlouquecem.

No segundo quadrante, metas e planejamento, estão as tarefas importantes mas que têm prazo. Um planejamento de vendas da empresa, contato com novos fornecedores, uma nova escola para o filho, definir uma rotina de arrumação de casa. São feitas com maior tempo e qualidade.

No terceiro quadrante, interrupções, estão as atividades que nos fazem perder tempo, como checar milhões de vezes o e-mail, atender telefonemas desnecessários, escrever relatórios burocráticos, arrumar eternamente a bagunça.

No quarto quadrante, distrações,  está o que não é nem urgente nem importante: o que nos distrai e desvia do foco. Mensagens infinitas no whatsapp, jogos, assistir TV, perder horas nas redes sociais. Quando essas ações são apenas distrações ocupam seu dia e no fim você continua estressada. Deixe pra realizá-las quando forem um momento de prazer e relaxamento.

Após preencher o quadro você vai ter uma visão geral das suas atividades e vai poder saber quais as que você realmente precisa colocar como prioridade para realizar ao longo do dia.

Assim, com mais organização você conseguirá manter o trabalho em casa em ordem e com planejamento. E por outro lado, desfrutar com mais calma o tempo com seu filho sem ficar sempre achando que está devendo alguma coisa.

Como empreendedora, para fazer o tempo render mais, ter foco e metas é essencial. Olha que bacana as dicas do quadro abaixo:

GAF2013-_005

Talvez leve um tempo para você escrever suas atividades, fazer a matriz ou pensar em metas, mas não será tempo perdido se você conseguir com isso ganhar mais tempo depois. É uma atividade importante pra quem vive enrolada nessa vida de mãe empreendedora.

Gostou do artigo? Está precisando de ajuda para começar seu negócio? Quer ajuda para divulgar sua empresa? Conheça as soluções para as Mães Empreendedoras:

Cursos para Mães Empreendedoras 

Envie um e-mail para mim: maria@maesempreendedoras.net.br

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

 

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, Blogueira . Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

 

Fonte de imagens: Google

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s