Minha história: Como nasceu a Mães Empreendedoras!

Mulheres muitas vezes fazem uma reviravolta profissional em suas vidas por conta da maternidade. Muitas por falta de apoio adequado no ambiente de trabalho e outras somente por uma profunda vontade de fazer as coisas de um outro jeito. Ter um filho muda o jeito que vivemos e o sentido que damos às coisas. Ser mãe é mudar de prioridades.

E eu fui uma delas. Retornar ao trabalho depois do nascimento do meu primeiro filho foi um grande desafio. Ele havia passado por problemas graves de saúde quando nasceu. Passamos uma semana na UTI e ele correu risco de vida. Uma dor que nunca vou esquecer. Graças a Deus, tudo foi superado e ele voltou pra casa bem.

Com tudo isso, deixá-lo aos 4 meses e meio na creche foi muito doloroso pra mim. Tentei uma mudança de emprego, mas ainda assim, não havia flexibilidade. E tive que escolher: era o trabalho ou cuidar dele. Sem dúvida, escolhi meu filho, mas não foi fácil. Logo surgiram dificuldades financeiras e em lidar com todas essas mudanças.

Até que decidi começar minha trajetória empreendedora com o apoio do meu marido. Vi, em criar um negócio, a chance de ter uma realidade de trabalho diferente, em que fizesse meus próprios horários, me realizasse profissionalmente e pudesse estar mais com meu filho. Mas não tinha ideia de quantos desafios teria que enfrentar. Não tinha muito dinheiro para investir e cuidar de um negócio ao mesmo tempo em que se tem filho pequeno exige muito da gente. Além disso, temos que lidar com a cobrança da família e dos amigos. Se você é empreendedora e nunca foi chamada de louca, aguarde sua vez!

Pra enfrentar tudo isso corri atrás de conhecimento. Fiz cursos, consultei sites, blogs e revistas de negócio. Frequentei feiras e li muito. Acabei optando inicialmente por uma franquia. Em seguida um projeto próprio. Me deparei com todas as dificuldades de desenvolver a proposta do negócio, gerenciar contratos com os clientes, finanças, funcionários…Eram tantas coisas diferentes, que eu não fazia ideia. Quebrei a cara algumas vezes e o negócio terminou. Foi difícil ver meu projeto acabar, mas sabia que era necessário.

Quando meu segundo filho nasceu, estava novamente em um emprego. Dessa vez veio a demissão logo após a volta da licença-maternidade.  E me coloquei diante da dúvida: E agora? Procuro um novo emprego ou me dedico a um negócio? E tive certeza: queria seguir no caminho do empreendedorismo.

Já vivi a experiência de mais dois negócios nos últimos anos. Por tudo isso, sentia a necessidade de  criar algo para ajudar outras mulheres como eu. Um projeto que pudesse facilitar, encurtar o caminho, contar o que ninguém te conta! Falar sobre planejamento, marketing, finanças, trazer conceitos de negócios e encorajar o empreendedorismo feminino, principalmente para mães.  Foi daí que surgiu o blog Mães Empreendedoras.

De lá pra cá, os desafios foram aumentando, descobri habilidades novas, tive que me reinventar. Fiz cursos, estudei mais sobre empreendedorismo. Participei de uma incubadora de empresas. Busquei muito conhecimento sobre negócios.Dei um novo rumo a minha carreira.

Hoje compartilho a vida com meus três filhos e desenvolvo minha empresa. Sou mãe empreendedora pra valer e quero compartilhar e apoiar mais mães nesse caminho. Um sonho que talvez não realizasse se não fossem as muitas transformações que eles trouxeram pra minha vida. Hoje sei que poucas coisas ficaram no lugar depois que me tornei mãe. Meus filhos mudaram quase tudo… e pra melhor!

Por isso dou um conselho a todas as mães empreendedoras: esteja pronta pra colocar a mão na massa. A realidade de gerenciar um negócio, principalmente sozinha, é desafiadora. Empreender envolve foco e suor. Mas se você tem um negócio com propósito e bem planejado, cada passo do caminho vira também uma conquista prazerosa. E sim, você pode ser muito feliz!

 

Sobre a autora

Maria Cristina Bernardo

Mãe do Guilherme, do João e da Júlia. Pedagoga, Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Pessoas. Mãe empreendedora que vem enfrentando há 9 anos todos os desafios de trabalhar em casa.

Clique aqui e receba dicas e conteúdos pra te ajudar com seu negócio e ainda conheça nossas empresas parceiras do Clube Mães Empreendedoras.

Anúncios

O que você achou? Deixe seu comentário aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s